Balanço divulgado pela Ouvidoria da Guarda Civil Municipal nesta segunda-feira (17) contabiliza 260 ocorrências registradas de maio de 2017 a junho deste ano, entre reclamações e elogios, conciliações, investigações informais e encaminhamentos para o Ministério Público Estadual e Federal. A Ouvidoria tem o papel de fiscalizar, investigar, auditar e propor políticas de qualificação e capacitação dos integrantes da GCM.
Entre as ações promovidas pelo órgão têm destaque a solenidade de entrega da “Medalha Vigenária” em comemoração aos 20 anos da criação da GCM de Guarulhos; a realização da instrução de procedimentos sobre liderança e chefia para servidores graduados da GCM; instrução também para guardas nível 3ª e 2ª classe sobre gestão de pessoas e meios de atendimento ao público na função de profissionais da Segurança Pública; cursos sobre o Controle de Distúrbios Civis (CDC), Técnicas Operacionais e Gestão de Eventos; apresentação e demonstração da Indústria Condor de artefatos não letais para a GCM; além da participação na criação do novo grafismo das viaturas, bem como criação e implementação das insígnias nos uniformes dos guardas.
Todos os trabalhos são realizados em conjunto com a Secretaria para Assuntos de Segurança Publica do Município, visando a melhoria dos serviços da GCM de Guarulhos.
A Ouvidoria fez parte ainda da criação dos manuais dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), para o serviço de patrulhamento da GCM, tendo em vista que tal procedimento conta com instruções detalhadas para alcançar padrões de uniformidade na execução das funções.
Serviço: A Ouvidoria da GCM fica na avenida Bom Clima, 49 – atrás da Central de Atendimento ao Cidadão Fácil Bom Clima. Sugestões, solicitações, elogios, reclamações e denúncias pelos telefones 2475-8624, pelo email ouvidoriagcmgru@guarulhos.sp.gov.br, site http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/fale-com-o-ouvidor e pelo whatsapp 9-7174-0142.