O Procon Guarulhos inicia na próxima segunda-feira (15) audiências de conciliação por videoconferência, que irão possibilitar a integração entre conciliador, consumidor e fornecedor em tempo real. Na última sexta-feira (5) o Procon publicou portaria que instituiu e regulamentou a Plataforma Emergencial de Videoconferência para a realização de audiências de conciliação durante o período de calamidade pública ocasionada pela pandemia da Covid-19.
Mais de 700 audiências foram adiadas pelo Procon em virtude dos riscos de contaminação causados pelo coronavírus. O órgão está entrando em contato com os consumidores, orientando sobre os procedimentos e reagendando as audiências para a solução das reclamações, entre elas casos emergenciais que envolvam saúde e serviços essenciais como água, energia e gás, entre outros.
Segundo a coordenadora do Procon Guarulhos, Vera Gomes, a videoconferência é uma ferramenta muito importante. “Ela é essencial neste período da pandemia e irá se tornar cada vez mais popular. A audiência online vai evitar deslocamentos, reduzir custos e proporcionar maior segurança, além de facilitar o acesso daquelas pessoas com dificuldades de locomoção como idosos, cadeirantes e pessoas que estejam viajando”, ressalta.
No ano passado foram realizadas 5.076 audiências presenciais de conciliação, grande parte com solução satisfatória para os consumidores.
Serviço
Para esclarecer dúvidas ou registrar denúncias basta contatar o Procon pelo Disque-Denúncia 151, por meio do Procon Digital em procon.guarulhos.sp.gov.br ou através do WhatsApp: (11) 99656-9677.